Henri Matisse se mudou em 1891 para:

sábado, 29 de maio de 2010

Lais Nakanishi Fukuda 6D n 18

Foi colocada , dia 30 de agosto no exterior da Basílica,uma estatua de S. Josemaria Escrivá de Balaguer , também chamado braço de São José , muito perto da estrada de Sacristia .

Fundador do Opus Dei,ela tem 5 metros de altura.



A escultura romana começa pelo retrato , que se baseia dos antepassados : o rosto do morto é reproduzido num material perdurável , e assim preservado.

domingo, 23 de maio de 2010






Augusto de Prima Porta - Publicado por Olívia/n 27

Augusto de Prima Porta é uma estátua de Augusto César que foi descoberta em 20 de abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. Atualmente está a mostra no Braccio Nuovo no Museu do Vaticano. A estátua, baseada no Doríforo de Policleto do século V a.C, é uma imagem idealizada de Augusto, foi talhada em mármore e descoberta em 1863 na casa de Livia Drusa, esposa do imperador. Ainda contém alguns resquícios de tintas douradas, púrpuras, azuis e outras cores com as quais ela foi policromada.


Escultura da Grécia Antiga - Publicado por Olívia/n 27
As esculturas da Grecia antiga existem desde da
Pré-história até a Idade Média, mas que usualmente se refere às obras criadas na Grécia entre o período Dedálico (c.650-600 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenística, que durou até cerca de 100 a.C., quando o país já estava sob domínio romano.A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África, do Oriente Médio, penetrou até a Índia durante a época de Alexandre, o Grande, definiu muitos dos principais diretrizes da arte da Renascença e do Neoclassicismo, e é uma referência das mais relevantes mesmo nos dias de hoje para toda a cultura do Ocidente.
A Vênus de Milo, uma das mais famosas estátuas de todos os tempos, obra de
Alexandros de Antióquia, atualmente no Louvre



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esculturas Romanas e Gregas - Laura nº19

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca que se caracterizava pela expressão da realidade vivida, e a da Greco - helenística cujo ponto forte era a expressão de um ideal de beleza. A tradição grega permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajetória das esculturas romanas, que chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Um ponto que merece destaque é a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos.










Imperadores Romanos

Respeitando os romanos, a influência grega foi muito importante, sem se caracterizar como uma cópia. Podemos dar o exemplo de uma estátua de Augusto que está com o braço levantado, contrapondo-se ao resto do corpo. O braço levantado nesta posição foge às regras da escultura grega.













Estátua de Augusto

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Roma_Antiga)