Henri Matisse se mudou em 1891 para:

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Neoclassicismo - Antonio Canova Publicado por Laura nº 19

O neoclassicismo desenvolveu-se em 1750 com a influência de Palladio, um arquiteto.


Começou na França e na Inglaterra e se espalhou para o resto dos países. Foi um movimento artístico que foi usado especialmente na arquitetura e na arte decorativa. Foi inspirado nas artes Greco-Romanas.




Edifício Neoclássico- Palácio de exposições de Munique





Antonio Canova nasceu em Possagno, República da Veneza, dia 1º de novembro de 1757. Foi órfão pela infância.

Em 1779, mudou-se para Roma e estudou as grandes obras clássicas, que exerceram sobre ele profunda impressão. O grupo " Dédalo e Ícaro", realizado em seu própro ateliê veneziano foi a primeira obra a assinalar o abandono do estilo barroco.

Depois de dois anos de viagem, quando visitou Nápoles e as ruínas de Herculano e Pompéia, realizou a obra que lhe deu muito sucesso, " Teseu e o Minotauro ".

Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de outubro de 1822.






Imagem de Teseu matando o minotauro.







Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio%20Canova

http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm

Fotos das pinturas de Jean-Auguste Dominique Ingress,Giovanna nº14





Essas pinturas são do pintor neoclacissista Jean-Auguste Ingress.A primeira píntura se chama-se ''Banho Turco'',a segunda chama-se ''A Grande Odalisca'' e a última chama-se ''Apoteose de Homero''

















































Jean-Auguste Dominique Ingress,Giovanna nº14


Jean-Auguste Dominique Ingress(29 de agosto de 1780,Moutabon-14 de janeiro de 1867,Paris)Formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu largamente à época de predomínio do seu estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 opôs-se com veemência, da sua posição de académico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix. Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição. Ingress aos 24 anos

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

fotos de pinturas do Giovanni Battista Isabel n16 6D





Essas pinturas são de Giovanni Battista Tiepolo, que foi um grande pintor do neoclassismo italiano.

Essas obras tiveram grandes valores para as pesoas da Itália, as obras baseam-se em cenas de batalhas e temas da anguidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Giovanni Battista Tiepolo,Isabel n16

Giovanni Battista nasceu em Veneza em 1696 e falaceu em Madri em 1770. É conhecido por ser um grande mestre da pintura italiana. Sua pintura caracteriza-se pelo usu de cores fortes e por aplicar a tecnica do claro escuro.

Como um grande representante do maneirismo ( à maneira de), sua arte retrata temas da história antiga, da mitologia utilizando-se de uma linguagem teatral.

Seus trabalhos mais importantes incluem afrescos em tetos de igreja em Veneza e interiores de palácios na Itália, Alemanha e Espanha.



Neoclassicismo, Giovanni Batista

O Neoclassicismo foi um movimento cultural que nasceu no século XVIII na Eupopa. Baseou-se nos ideais do Iluminismo.
A pintura neoclassica surgiu como reação ao movimento Barroco e Rococó e caracterizou-se pela valorização das artes gregas e romanas.

sábado, 14 de agosto de 2010

Neoclassicismo,Manuel de Araujo Porto-Alegre-Olivia n 27

Manuel de Araújo Porto-alegre: Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Porto-alegre foi o primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil. Entre 1837 e 1839, de volta de sua viagem à Europa, Manuel de Araújo Porto-alegre produziu uma série de litografias satíricas e fundou em 1844 o primeiro periódico do país ilustrado com caricaturas - a Lanterna Mágica, de efêmera duração. Em 1840 é nomeado pintor da Câmara Imperial, sendo responsável pelos trabalhos de decoração para a coroação do imperador dom Pedro II (1825 – 1891) e para o seu casamento com D. Teresa Cristina (1822 - 1889). Executa ainda diversos projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais destacam-se as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.


Imagem:Estudo para a sagração de Dom Pedro II, 1840, O Museu Histórico Nacional,
Manuel de Araújo Porto-alegre, óleo sobre tela, 100 x 800 mm.


Fonte:http://5cpinturasdoegito.blogspot.com/2009/08/manuel-de-araujo-porto-alegre.html



Lais n 18 Karl Gotthards Langhans

Esta é a imagem de Karl Gotthards Langhans.
Esta é uma das obras de Karl (portão de Brandenbuego)



Karl Gotthard Langhans foi um grande arquiteto alemão , nasceu em 1732 na Silésia e morreu com 76 anos de idade no ano de 1808 .
Em 1778 o rei Frederico Guilerme II da Prússia, convocou Karl para ir aBerlin fim de tornar a capital da Alemanha num importante centro cultural.
Lá criou um dos monumentos Pioneiro do Revival grego , o portão de Brandemburgo , considerado um tipo de um arco de triunfo , símbolo da cidade de Berlin , capital e maior cidade da Alemanha que foi construída no estilo de neoclassismo.

A porta de Brandeburgo é uma obra realizada por Karl e não é um arco de triunfo , mas que é aceso ao "Novo Berlin".Se encontra em Berlin (Alemanha), sendo assim, o simbolo mais representativo desta cidade.

Fontes:internet:www.googleimagens.com.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jacques Louis David- publicado por Gabriela K. F. 6D n 13

Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
Juventude
Jacques-Louis David nasceu de uma próspera família parisiense. Quando tinha nove anos seu pai foi morto em duelo, e sua mãe o entregou aos cuidados de seus tios abastados, que providenciaram para que ele tivesse uma educação primorosa no Collège des Quatre-Nations, mas ele jamais foi um bom aluno - sofria de um tumor na face que afetava sua fala, e passava o tempo a desenhar. Desejava ser pintor, contrariando os planos de sua mãe e tios, que o queriam um arquiteto. Vencendo a oposição, buscou tornar-se aluno de François Boucher, seguidor do rococó e o principal pintor de sua geração, que era também seu parente distante. Mas Boucher, em vez de aceitá-lo como discípulo, o enviou para aprender com Joseph-Marie Vien, um artista que já trabalhava numa linha classicista, e o jovem ingressou então na Academia Real.
Tentou o
Prêmio de Roma por quatro vezes, sendo em todas preterido. Depois do quarto fracasso iniciou uma greve de fome, mas não a levou ao cabo. Finalmente em 1774 teve sucesso, dirigindo-se a Roma para ingressar na Academia de Roma, e a ajuda do professor Vien o poupou de um estágio preliminar em outra escola, o que era uma praxe. Lá executou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o proveu de inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo de toda a vida. Estudando os antigos mestres, sentia uma predileção por Rafael Sanzio, e ao visitar Pompeia ficou maravilhado. Depois destas impressões tão fortes decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.

Neoclassicismo- publicada por Gabriela K. F. 6D n 13

O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.