Henri Matisse se mudou em 1891 para:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gabriela Kushida F. nº13 - fauvismo - definição




O fovismo ou fauvismo (do francês les fauves, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fovismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".

terça-feira, 26 de outubro de 2010

fauvismo:Henri Matisse (Lais 18).




Este é Henri Matisse.
Notre_Dame une fin d'aprés midi 1902.
Henri Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia,em 31 de dezembro de 1869.Se mudou para Paris em 1891 e , estudou na École Des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono.


Ao explorar o ritmo das curvas. O contraste entre linhas e chapadas, Matisse procurou uma composição livre,sem outra ligação .Sua cor não se desenvolvia em matizes mas,era delimitada pelo traço.









segunda-feira, 25 de outubro de 2010

André Derain - Laura n°19

André Derain nasceu em dez de junho de 1880.Quando tinha apenas quinze anos de idade, recebeu suas primeiras lições de seu amigo La Noé. Neste período, pintou suas primeiras paisagens. Entre 1898 e 1900 Derain participou da "Académie Carrieère" em Paris, enquanto ao mesmo tempo trabalhava com Matisse e Vlaminck em seu estúdio. Seus estudos de pintura foram interrompidos por três anos de serviço militar, depois que ele continuou seus estudos na "Académie Julian". No verão de 1905, expôs seus quadros fauvistas em Paris no"Salon d'Automne"e, mesmo tendo passado vários meses em Avignon, influenciou-se em Picasso e começou a usar o cubismo.Depois de algum tempo, participou na exposição de Munique, onde apresentou algumas obras. Um ano depois, começou a pintar "Gothique Période”. Durante este período, o artista pintou suas obras mais originais, que foram mostradas em duas exposições.Em 1920, André Derain, esteve principalmente no sul da França, onde pintou os seus famosos pierrôs, arlequins e bailarinos numerosos.Depois, Derain foi agraciado com o Prêmio Carnegie, em Londres, que está ligado a uma grande exposição.
Nos dois anos seguintes, Derain teve exposições mais importantes de Berlim, Paris, Nova Iorque e Bruxelas. Em 1935, aconteceu uma grande retrospectiva de suas obras. Durante a década de 1930, o artista recebeu inúmeras comissões da ópera de Paris para desenhar figurinos e decorações. Durante os anos seguintes, o artista criou uma extensa obra escultórica. Apesar de sua recuperação gradual, André Derain morreu em um acidente de carro em 1954.







André Derain, El puente de Charing Cross en Londres, 1906















Retrato de Derain, 1905








Fonte: http://www.andre-derain.com/

domingo, 24 de outubro de 2010

Fauvismo- histórico, Isabel Martins n:16 Turma:6D





Georges Braque
The Port of la Ciotat,
1907
National Gallery of Art, Washington

Henri Matisse
Open Window, Collioure,
1905
National Gallery of Art, Washington




Fauvismo

O fauvismo caracteriza-se por ser um movimento cujo principal objetivo era explorar a função construtiva da cor. A tendência fauvista revolucionou o uso das cores na pintura moderna e influenciou movimentos posteriores.
Um grupo de artistas, liderado por Henri Matisse (1869-1954), faz sua primeira exposição pública em Paris em 1905. Os pintores que fazem parte do grupo são Henri Matisse, Derain, Braque entre outros. O termo fauve surgiu após um crítico de arte tratar os artistas por fauves, o que significa “feras”.
A liberdade com que usam tons puros, nunca os misturando, dá origem a superfícies planas, sem a presença de claros escuros, com cores fortes e intensas.
A pintura dos fauvistas representa a alegria , distantes do drama, da dor e da angústia e suas pinceladas são fortes e espontâneas.


Fontes de Pesquisa:
www.Itaucultural.org.br
Argan, Giulio Carlo. Arte Morderna. São Paulo, Companhia das Letras,1992

Achille-Émile Othon Friesz-Olivia n 27

Achille-Émile Othon Friesz (6 de fevereiro de 1879 - Paris, 10 de janeiro de 1949) foi um pintor francês, identificado com oFauvismo. Expôs, no Salon d'Automme, facto de deu origem ao Movimento Fauvista, junto a Henri Matisse, Albert Marquet ou mesmo Henri Manguin, desde a sua atribulada fundação.Não esperava virar um dos maiores pintores que o século XX(20).Entrou na “École des Beaux-Arts de Le Havre”, nos arredores da sua cidade natal.Mas logo rumou a Paris, onde conheceu diversos pintores fauvistas e tomou contacto com o movimento parisienses.O seu interesse pela pintura ia aumentando e o sonho de um dia ser um grande navegador, desaparecendo, tendo aberto, em 1912, o seu primeiro atelier em terras da Normandia.Além de pinturas, da sua obra, é igualmente conhecido um número incontável de desenhos ou gravuras, em especial, litografias.

Nome:Paysage de La Ciotat, 1907

Tamanho:

400 × 324

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Othon_Friesz



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Neoclassicismo - Antonio Canova Publicado por Laura nº 19

O neoclassicismo desenvolveu-se em 1750 com a influência de Palladio, um arquiteto.


Começou na França e na Inglaterra e se espalhou para o resto dos países. Foi um movimento artístico que foi usado especialmente na arquitetura e na arte decorativa. Foi inspirado nas artes Greco-Romanas.




Edifício Neoclássico- Palácio de exposições de Munique





Antonio Canova nasceu em Possagno, República da Veneza, dia 1º de novembro de 1757. Foi órfão pela infância.

Em 1779, mudou-se para Roma e estudou as grandes obras clássicas, que exerceram sobre ele profunda impressão. O grupo " Dédalo e Ícaro", realizado em seu própro ateliê veneziano foi a primeira obra a assinalar o abandono do estilo barroco.

Depois de dois anos de viagem, quando visitou Nápoles e as ruínas de Herculano e Pompéia, realizou a obra que lhe deu muito sucesso, " Teseu e o Minotauro ".

Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de outubro de 1822.






Imagem de Teseu matando o minotauro.







Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio%20Canova

http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm

Fotos das pinturas de Jean-Auguste Dominique Ingress,Giovanna nº14





Essas pinturas são do pintor neoclacissista Jean-Auguste Ingress.A primeira píntura se chama-se ''Banho Turco'',a segunda chama-se ''A Grande Odalisca'' e a última chama-se ''Apoteose de Homero''

















































Jean-Auguste Dominique Ingress,Giovanna nº14


Jean-Auguste Dominique Ingress(29 de agosto de 1780,Moutabon-14 de janeiro de 1867,Paris)Formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu largamente à época de predomínio do seu estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 opôs-se com veemência, da sua posição de académico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix. Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição. Ingress aos 24 anos

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

fotos de pinturas do Giovanni Battista Isabel n16 6D





Essas pinturas são de Giovanni Battista Tiepolo, que foi um grande pintor do neoclassismo italiano.

Essas obras tiveram grandes valores para as pesoas da Itália, as obras baseam-se em cenas de batalhas e temas da anguidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Giovanni Battista Tiepolo,Isabel n16

Giovanni Battista nasceu em Veneza em 1696 e falaceu em Madri em 1770. É conhecido por ser um grande mestre da pintura italiana. Sua pintura caracteriza-se pelo usu de cores fortes e por aplicar a tecnica do claro escuro.

Como um grande representante do maneirismo ( à maneira de), sua arte retrata temas da história antiga, da mitologia utilizando-se de uma linguagem teatral.

Seus trabalhos mais importantes incluem afrescos em tetos de igreja em Veneza e interiores de palácios na Itália, Alemanha e Espanha.



Neoclassicismo, Giovanni Batista

O Neoclassicismo foi um movimento cultural que nasceu no século XVIII na Eupopa. Baseou-se nos ideais do Iluminismo.
A pintura neoclassica surgiu como reação ao movimento Barroco e Rococó e caracterizou-se pela valorização das artes gregas e romanas.

sábado, 14 de agosto de 2010

Neoclassicismo,Manuel de Araujo Porto-Alegre-Olivia n 27

Manuel de Araújo Porto-alegre: Nasceu em Rio Pardo RS, 2 de novembro de 1806 e morreu em Lisboa, Portugal, 29 de novembro de 1879. Pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, escritor. Porto-alegre foi o primeiro artista a publicar uma caricatura no Brasil. Entre 1837 e 1839, de volta de sua viagem à Europa, Manuel de Araújo Porto-alegre produziu uma série de litografias satíricas e fundou em 1844 o primeiro periódico do país ilustrado com caricaturas - a Lanterna Mágica, de efêmera duração. Em 1840 é nomeado pintor da Câmara Imperial, sendo responsável pelos trabalhos de decoração para a coroação do imperador dom Pedro II (1825 – 1891) e para o seu casamento com D. Teresa Cristina (1822 - 1889). Executa ainda diversos projetos arquitetônicos no Rio de Janeiro, dos quais destacam-se as obras realizadas no Paço Imperial, o plano arquitetônico da antiga sede do Banco do Brasil, da Escola de Medicina e do prédio da Alfândega.


Imagem:Estudo para a sagração de Dom Pedro II, 1840, O Museu Histórico Nacional,
Manuel de Araújo Porto-alegre, óleo sobre tela, 100 x 800 mm.


Fonte:http://5cpinturasdoegito.blogspot.com/2009/08/manuel-de-araujo-porto-alegre.html



Lais n 18 Karl Gotthards Langhans

Esta é a imagem de Karl Gotthards Langhans.
Esta é uma das obras de Karl (portão de Brandenbuego)



Karl Gotthard Langhans foi um grande arquiteto alemão , nasceu em 1732 na Silésia e morreu com 76 anos de idade no ano de 1808 .
Em 1778 o rei Frederico Guilerme II da Prússia, convocou Karl para ir aBerlin fim de tornar a capital da Alemanha num importante centro cultural.
Lá criou um dos monumentos Pioneiro do Revival grego , o portão de Brandemburgo , considerado um tipo de um arco de triunfo , símbolo da cidade de Berlin , capital e maior cidade da Alemanha que foi construída no estilo de neoclassismo.

A porta de Brandeburgo é uma obra realizada por Karl e não é um arco de triunfo , mas que é aceso ao "Novo Berlin".Se encontra em Berlin (Alemanha), sendo assim, o simbolo mais representativo desta cidade.

Fontes:internet:www.googleimagens.com.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jacques Louis David- publicado por Gabriela K. F. 6D n 13

Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
Juventude
Jacques-Louis David nasceu de uma próspera família parisiense. Quando tinha nove anos seu pai foi morto em duelo, e sua mãe o entregou aos cuidados de seus tios abastados, que providenciaram para que ele tivesse uma educação primorosa no Collège des Quatre-Nations, mas ele jamais foi um bom aluno - sofria de um tumor na face que afetava sua fala, e passava o tempo a desenhar. Desejava ser pintor, contrariando os planos de sua mãe e tios, que o queriam um arquiteto. Vencendo a oposição, buscou tornar-se aluno de François Boucher, seguidor do rococó e o principal pintor de sua geração, que era também seu parente distante. Mas Boucher, em vez de aceitá-lo como discípulo, o enviou para aprender com Joseph-Marie Vien, um artista que já trabalhava numa linha classicista, e o jovem ingressou então na Academia Real.
Tentou o
Prêmio de Roma por quatro vezes, sendo em todas preterido. Depois do quarto fracasso iniciou uma greve de fome, mas não a levou ao cabo. Finalmente em 1774 teve sucesso, dirigindo-se a Roma para ingressar na Academia de Roma, e a ajuda do professor Vien o poupou de um estágio preliminar em outra escola, o que era uma praxe. Lá executou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o proveu de inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo de toda a vida. Estudando os antigos mestres, sentia uma predileção por Rafael Sanzio, e ao visitar Pompeia ficou maravilhado. Depois destas impressões tão fortes decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.

Neoclassicismo- publicada por Gabriela K. F. 6D n 13

O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.

sábado, 29 de maio de 2010

Lais Nakanishi Fukuda 6D n 18

Foi colocada , dia 30 de agosto no exterior da Basílica,uma estatua de S. Josemaria Escrivá de Balaguer , também chamado braço de São José , muito perto da estrada de Sacristia .

Fundador do Opus Dei,ela tem 5 metros de altura.



A escultura romana começa pelo retrato , que se baseia dos antepassados : o rosto do morto é reproduzido num material perdurável , e assim preservado.

domingo, 23 de maio de 2010






Augusto de Prima Porta - Publicado por Olívia/n 27

Augusto de Prima Porta é uma estátua de Augusto César que foi descoberta em 20 de abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. Atualmente está a mostra no Braccio Nuovo no Museu do Vaticano. A estátua, baseada no Doríforo de Policleto do século V a.C, é uma imagem idealizada de Augusto, foi talhada em mármore e descoberta em 1863 na casa de Livia Drusa, esposa do imperador. Ainda contém alguns resquícios de tintas douradas, púrpuras, azuis e outras cores com as quais ela foi policromada.


Escultura da Grécia Antiga - Publicado por Olívia/n 27
As esculturas da Grecia antiga existem desde da
Pré-história até a Idade Média, mas que usualmente se refere às obras criadas na Grécia entre o período Dedálico (c.650-600 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenística, que durou até cerca de 100 a.C., quando o país já estava sob domínio romano.A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África, do Oriente Médio, penetrou até a Índia durante a época de Alexandre, o Grande, definiu muitos dos principais diretrizes da arte da Renascença e do Neoclassicismo, e é uma referência das mais relevantes mesmo nos dias de hoje para toda a cultura do Ocidente.
A Vênus de Milo, uma das mais famosas estátuas de todos os tempos, obra de
Alexandros de Antióquia, atualmente no Louvre



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esculturas Romanas e Gregas - Laura nº19

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca que se caracterizava pela expressão da realidade vivida, e a da Greco - helenística cujo ponto forte era a expressão de um ideal de beleza. A tradição grega permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajetória das esculturas romanas, que chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Um ponto que merece destaque é a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos.










Imperadores Romanos

Respeitando os romanos, a influência grega foi muito importante, sem se caracterizar como uma cópia. Podemos dar o exemplo de uma estátua de Augusto que está com o braço levantado, contrapondo-se ao resto do corpo. O braço levantado nesta posição foge às regras da escultura grega.













Estátua de Augusto

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Roma_Antiga)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Características

A pintura egípcia é uma pintura essencialmente simbólica, que segue rígidos padrões de representação, como a lei da frontalidade. As áreas espaciais são bem definidas e o tamanho e posição das figuras no espaço são estipulados segundo regras hierárquicas. Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais (ausência de volumetria), e a cor é aplicada em manchas uniformes.



Máscara em ouro maçico do faraó Tutankamon
Caixa decoradora:

A caixa decoradora, é de madeira, banhada a ouroe seus detalhes sao feitos de vidro. A caixa decoradora é encontrada na tumba do Tutankamon.
Fonte: Livro da biblioteca chamado:





Trabalhadores




Grande parte das pinturas egípcias eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).