![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXXHZW2ydYglopRmJpb6dm79aSusHHfLLYXN9oCPyEeiemtCFXxZyJ3MfPLHDGQeJJV7CNXiOyj3jhnT_oDmPyL3mEuTiMDEfHjyd6dR3OqDGjlme8zaDqGR993SanY64rLd6056Mh8Ck/s320/matisse+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3FBGqY18LPvqfmpdq4-hr_fWGC-V9SYavwShwrquuhZ0UvllqZy4OpMbYBm9KeCJX-hM2gV9BRRWHyXs5257Lu2AzPlyWHUmOXfwXGPbq-AL14_-SBIhxY2W4UKORgWRy_DzqdDMHcvE/s320/braque+2.gif)
Georges Braque
The Port of la Ciotat,
1907
National Gallery of Art, Washington
Henri Matisse
Open Window, Collioure,
1905
National Gallery of Art, Washington
Fauvismo
O fauvismo caracteriza-se por ser um movimento cujo principal objetivo era explorar a função construtiva da cor. A tendência fauvista revolucionou o uso das cores na pintura moderna e influenciou movimentos posteriores.
Um grupo de artistas, liderado por Henri Matisse (1869-1954), faz sua primeira exposição pública em Paris em 1905. Os pintores que fazem parte do grupo são Henri Matisse, Derain, Braque entre outros. O termo fauve surgiu após um crítico de arte tratar os artistas por fauves, o que significa “feras”.
A liberdade com que usam tons puros, nunca os misturando, dá origem a superfícies planas, sem a presença de claros escuros, com cores fortes e intensas.
A pintura dos fauvistas representa a alegria , distantes do drama, da dor e da angústia e suas pinceladas são fortes e espontâneas.
Fontes de Pesquisa:
www.Itaucultural.org.br
Argan, Giulio Carlo. Arte Morderna. São Paulo, Companhia das Letras,1992
Nenhum comentário:
Postar um comentário