Henri Matisse se mudou em 1891 para:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gabriela Kushida F. nº13 - fauvismo - definição




O fovismo ou fauvismo (do francês les fauves, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fovismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".

terça-feira, 26 de outubro de 2010

fauvismo:Henri Matisse (Lais 18).




Este é Henri Matisse.
Notre_Dame une fin d'aprés midi 1902.
Henri Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia,em 31 de dezembro de 1869.Se mudou para Paris em 1891 e , estudou na École Des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono.


Ao explorar o ritmo das curvas. O contraste entre linhas e chapadas, Matisse procurou uma composição livre,sem outra ligação .Sua cor não se desenvolvia em matizes mas,era delimitada pelo traço.









segunda-feira, 25 de outubro de 2010

André Derain - Laura n°19

André Derain nasceu em dez de junho de 1880.Quando tinha apenas quinze anos de idade, recebeu suas primeiras lições de seu amigo La Noé. Neste período, pintou suas primeiras paisagens. Entre 1898 e 1900 Derain participou da "Académie Carrieère" em Paris, enquanto ao mesmo tempo trabalhava com Matisse e Vlaminck em seu estúdio. Seus estudos de pintura foram interrompidos por três anos de serviço militar, depois que ele continuou seus estudos na "Académie Julian". No verão de 1905, expôs seus quadros fauvistas em Paris no"Salon d'Automne"e, mesmo tendo passado vários meses em Avignon, influenciou-se em Picasso e começou a usar o cubismo.Depois de algum tempo, participou na exposição de Munique, onde apresentou algumas obras. Um ano depois, começou a pintar "Gothique Période”. Durante este período, o artista pintou suas obras mais originais, que foram mostradas em duas exposições.Em 1920, André Derain, esteve principalmente no sul da França, onde pintou os seus famosos pierrôs, arlequins e bailarinos numerosos.Depois, Derain foi agraciado com o Prêmio Carnegie, em Londres, que está ligado a uma grande exposição.
Nos dois anos seguintes, Derain teve exposições mais importantes de Berlim, Paris, Nova Iorque e Bruxelas. Em 1935, aconteceu uma grande retrospectiva de suas obras. Durante a década de 1930, o artista recebeu inúmeras comissões da ópera de Paris para desenhar figurinos e decorações. Durante os anos seguintes, o artista criou uma extensa obra escultórica. Apesar de sua recuperação gradual, André Derain morreu em um acidente de carro em 1954.







André Derain, El puente de Charing Cross en Londres, 1906















Retrato de Derain, 1905








Fonte: http://www.andre-derain.com/

domingo, 24 de outubro de 2010

Fauvismo- histórico, Isabel Martins n:16 Turma:6D





Georges Braque
The Port of la Ciotat,
1907
National Gallery of Art, Washington

Henri Matisse
Open Window, Collioure,
1905
National Gallery of Art, Washington




Fauvismo

O fauvismo caracteriza-se por ser um movimento cujo principal objetivo era explorar a função construtiva da cor. A tendência fauvista revolucionou o uso das cores na pintura moderna e influenciou movimentos posteriores.
Um grupo de artistas, liderado por Henri Matisse (1869-1954), faz sua primeira exposição pública em Paris em 1905. Os pintores que fazem parte do grupo são Henri Matisse, Derain, Braque entre outros. O termo fauve surgiu após um crítico de arte tratar os artistas por fauves, o que significa “feras”.
A liberdade com que usam tons puros, nunca os misturando, dá origem a superfícies planas, sem a presença de claros escuros, com cores fortes e intensas.
A pintura dos fauvistas representa a alegria , distantes do drama, da dor e da angústia e suas pinceladas são fortes e espontâneas.


Fontes de Pesquisa:
www.Itaucultural.org.br
Argan, Giulio Carlo. Arte Morderna. São Paulo, Companhia das Letras,1992

Achille-Émile Othon Friesz-Olivia n 27

Achille-Émile Othon Friesz (6 de fevereiro de 1879 - Paris, 10 de janeiro de 1949) foi um pintor francês, identificado com oFauvismo. Expôs, no Salon d'Automme, facto de deu origem ao Movimento Fauvista, junto a Henri Matisse, Albert Marquet ou mesmo Henri Manguin, desde a sua atribulada fundação.Não esperava virar um dos maiores pintores que o século XX(20).Entrou na “École des Beaux-Arts de Le Havre”, nos arredores da sua cidade natal.Mas logo rumou a Paris, onde conheceu diversos pintores fauvistas e tomou contacto com o movimento parisienses.O seu interesse pela pintura ia aumentando e o sonho de um dia ser um grande navegador, desaparecendo, tendo aberto, em 1912, o seu primeiro atelier em terras da Normandia.Além de pinturas, da sua obra, é igualmente conhecido um número incontável de desenhos ou gravuras, em especial, litografias.

Nome:Paysage de La Ciotat, 1907

Tamanho:

400 × 324

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Othon_Friesz